terça-feira, 9 de março de 2010

DEUS - Uma biografia - Jack Miles


A originalidade da abordagem de Jack Milles no livro DEUS UMA BIOGRAFIA deve-se por tomar a Biblia como obra literária, cujo personagem principal não é o ser humano, a criatura, mas sim, Deus, o criador e protagonista principal. A abordagem é por sí só, extremamente interessante, mas nos deixa perplexos por averiguarmos que alguns dogmas por sí só, não se sustentam como por exemplo, a imutabilidade do Deus da Bíblia. Outra questão que nos deixa profundamente surpresos é a fato de Deus não possuir um passado. Sua história é construída versículo a versículo da Bíblia.


Nós como seres humanos somos o que somos devido unicamente à nossa história passada. Somos fortes por que temos fatos, no nosso passado, que demonstravam força ou resiliência , somos alegres porque temos um históricos de brincadeiras e alegrias. Não somos alegres por que no futuro seremos alegres ou vamos participar de brincadeiras. Construímos nossas imagens com base em um passado, não na presunção do futuro. Isto é absolutamente, paralisante, para não dizer aterrador.


Mas, o Deus da Bíblia, dos Judeus e Cristãos, tem uma angustiante falta de passado que nos deixa boquiabertos diante dos fatos e nos paralisa no ato de conhecer e reconhecer nosso Deus. Não conseguimos montar um quadro comparativo com um passado que não existe ou, foi propositadamente não revelado. Esta perspectiva nos amedronta e por analogia, não conseguimos construir a imagem de um Deus onde sua imagem está construída no futuro.



Este, entre outros é um pensar oriundo da abordagem de Jack Milles.

Voltarei a discutir este assunto.

Nenhum comentário: