domingo, 28 de março de 2010

Redes Sociais e a surpreendente felicidade virtual




            Pensando um pouco sobre como percebemos o mundo, procurei aprofundar-me neste assunto, principalmente considerando-se o efeito das redes sociais nas nossas vidas. Lendo a respeito da fenomenologia das percepções, meus olhos cairam no conceito de noema. Sem querer ensinar padre nosso ao vigário (afinal, não sou da área), creio que cabe relembrar este conceito.

"Na redução fenomenológica, a Noesis é o ato de perceber. Aquilo que é percebido, o objeto da percepção, é o noema. A coisa como fenômeno de consciência (noema) é a coisa que importa." - Cobra, Rubem Q. - Fenomenologia. Filotemas, Site http://www.cobra.pages.nom.br/.

          Portanto, somos como um submarino olhando o mundo através de um periscópio. Nossa noesi é limitada e transforma o nosso perceber na nossa realidade. Quando estamos nas Redes Sociais, esta é a nossa realidade. Não existe mundo lá fora, não existe a solidão de estar em uma rede.
A realidade é:

               Estou conversando com meus amigos no Orkut, MSN ou outra rede Social qualquer. No fundo, as Redes Sociais são um paraíso, o melhor dos paraísos pois não temos que aguentar o mundo como ele é nem a chatice dos outros. Todos são uma imagem idealizada daquilo que desejam ser inclusive eu mesma. Portanto posso deixar rolar minha fantasia e ser quem eu sonho ser. Nestas redes TODOS MENTEM e isto é lícito e esperado. Portanto, as Redes Sociais são o noema que todos percebem como sendo a realidade que eles querem viver. Se meu noema não me agrada, fecho a pégina e procuro outra turma mais adequada á minha fantasia. é quase uma volta ao aconchego do útero...

              Porisso que fez tanto sucesso. ´Portanto, neste contexto qual é a importância de se viver (tocar, cheirar, degustar, abraçar) no sentido mais amplo. Está se vivendo no sendo mais amplo sem estas sensações. Está se vivendo a fantasia como realidade. Fiquei perplexa com a consciência deste fato. Outro dia minha filha de 15 anos fez o seguinte comentário: Adoro a Priscilla, mas quando estamos juntas não nos damos bem. Ela é muito chata! Mas no MSN ela é muiiiito legal. É uma das minhas melhores amigas. Ou seja a imagem idealizada que me filha criou no MSN combina muito bem com a imagem idealizada da colega. Mas a imagem real de cada uma não combina Eambas acreditam piamente que são amigas. E isto é real? Se não tiverem que conviver ao vivo é real pois é assim a noesis delas, e portanto a realidade delas. Para se ter a dimensão deste fenômeno, apesar das pessoas estarem isoladas em seus mundos, elas se sentem profundamente aceitas e amadas no seus mundos virtuais. E é perturbador perceber que este mundo virtual satisfaz. Não é a solidão da TV onde vc é passivo recebendo a informação, mas a coletividade das Redes Sociais onde você conversa e discute sem ter nenhum contato.

Para sair disto é necessário ter a noesi do VIVER A VIDA -  resolver experimentar de novo a sensação de viver neste “sentido mais amplo” e tirei os fones do ouvido, passando a perceber o ambiente real à minha volta." e decidir viver. Viver aqui fora é difícil. As pessoas são tão diferentes que os conflitos acontecem inevitavelmente ao passo que no mundo virtual não. às vezes elas não aguentam nem elas próprias. Portanto, a questão que deixo aqui é:

SERÁ QUE A FELICIDADE VIRTUAL(VIVIDA NO MUNDO VIRTUAL) É SATISFATÓRIA O SUFICIENTE PARA CRIAR UM COM MENOS FRUSTAÇÕES?

2 comentários:

Rosane Viégas disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Rosane Viégas disse...

testando 123